Fale com o produtor

O evento já encerrou...

curso online | artemídia: compreender, exibir e preservar, com Caio Meirelles e Roberto Cruz

Evento encerrado

curso online | artemídia: compreender, exibir e preservar, com Caio Meirelles e Roberto Cruz

10 mai - 2023 • 19:00 > 31 mai - 2023 • 21:00

 
Evento Online via Google Meet

Descrição do evento

Através da análise de obras representativas e suas particularidades, o curso explica como as ideias conceituais em trabalhos de videoarte e time-based media são ligadas à lógica funcional das mídias eletrônicas que amparam a sua construção.

Além de relacionar obras artísticas ao desenvolvimento da linguagem em que se baseiam e ao momento de sua criação, o curso também problematiza as dificuldades de inserção destas em acervos e coleções institucionais: como preservar obras cujo conceito depende de equipamentos sujeitos à obsolescência? Seria possível substituir esses equipamentos ou eles devem ser constantemente restaurados? Quando exibida em diferentes contextos, quais parâmetros que definem uma videoinstalação podem variar e quais devem ser mantidos?

Do ponto de vista museológico, o que torna trabalhos dessa natureza fascinantes é que as formas de conservar mídias eletrônicas não são as mesmas de esculturas ou pinturas. Muitas vezes, o único elemento a ser preservado é a ideia do projeto, seus parâmetros técnicos e instruções de montagem, ao passo que os equipamentos necessários podem ser alugados a cada nova exibição.

É com o objetivo de compreender essas demandas e tomar decisões de preservação que arquivistas e pesquisadores devem dialogar com artistas para estabelecer instruções de montagem que mantenham intacto o conceito original de cada obra. Compreender as especificidades de determinado trabalho, discernir conceito de suporte e registrar orientações que permitam futuras montagens são as chaves para um colecionismo e conservação responsáveis em videoarte e time-based media.


Datas: 10, 17, 24 e 31 de maio

Horários: das 19h às 21h

Duração: 04 encontros

Público: interessados em geral

Investimento: R$ 320,00

 

Curso online

Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado

Curso contempla certificado no final

 

Programa do curso

 

10/05 – Aula 1, com Roberto Cruz

Processo curatoriais e imagens em movimento: compreensão das formas de expressão que utilizam a imagem em movimento e seus dispositivos como elemento de criação e experimentação. Como abordar de maneira analítica e propositiva as experiências neste campo de criação?

 

17/05 – Aula 2, com Roberto Cruz

Preservando e difundindo o que ainda não se perdeu: um panorama sobre como instituições museais têm lidado com a preservação em time-based media.

Time-based media no acervo do MAM-SP - Observações sobre o Lab. de Pesquisa.

 

24/05 – Aula 3, com Caio Meirelles Aguiar

Rafael França no MAC-USP: modos de ler e administrar mudanças sobre quatro videoinstalações

Alguns artistas brasileiros lidando hoje com essas questões: Luiz Roque, Cinthia Marcelle, Rodrigo Cass, Mayana Redin, Darks Miranda, entre outros

 

31/05 – Aula 4: Caio Meirelles Aguiar e Roberto Cruz convidam a artista Leticia Ramos

A artista convidada Leticia Ramos apresenta casos e situações problema que se relacionam com o conteúdo do curso

 

 

Sobre os professores:

 

Caio Meirelles Aguiar

Arquiteto e museólogo, desenvolve projetos relacionados à gestão e documentação de acervos híbridos, pesquisa curatorial e edição de conteúdo relacionado à arte contemporânea. Após 10 anos trabalhando com exposições, escritórios e galerias de arte, atualmente faz parte do Núcleo de Memória e Pesquisa do Itaú Cultural e, paralelamente, presta consultorias referentes à conservação de instalações, performances e outras obras de arte multimídia.

 

Leticia Ramos

A sua investigação artística centra-se na criação de aparatos fotográficos adequados para captar e reconstruir o movimento e apresentá-lo através de vídeo, fotografia e instalação. Com particular interesse pela ciência da ficção, desenvolveu romances geográficos complexos em algumas das suas séries, como ERBF, Bitácora e Vostok. O acaso, assim como a experimentação com a fotografia e o processo artístico são direções que podem ser vistas em seu trabalho.

 

Roberto Moreira S. Cruz

Com formação em Comunicação e Cultura (Mestrado – UFRJ -1999-2001), Comunicação e Semiótica (Doutorado – PUC-SP – 2008-2011) e pós-doutoramento pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo e do Museu de Arte Contemporânea (MAC-USP – 2017-2019. Como Gerente de Projetos no Itaú Cultural (2001 – 2011), realizou projetos de pesquisa, mostras, exposições e eventos culturais em geral nas áreas de Audiovisual e Artes Visuais. Foi Diretor Executivo da Sociedade Amigos da Cinemateca (2016-2018) e do Conselho editorial da Enciclopédia de Cinema do Itaú Cultural (2015-2019).

Como pesquisador e curador independente, realizou projetos em colaboração com instituições como Oi Futuro, Sesc-SP, Itaú Cultural, Sesi-SP, Usina do Gasômetro-RS, Palácio das Artes-MG, Centro Cultural Banco do Brasil, MAM-RIO, Fundação Iberê Camargo – RS, Museu de Arte Contemporânea (MAC-USP) entre outras.

 

Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!

Estudantes, professores e aposentados têm 10% de desconto

Dúvidas:

[email protected]

WhatsApp: 11 99774 3987

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

cursos mam

A programação dos cursos do mam tem como objetivo promover o diálogo e a reflexão sobre histórias das artes e temas contemporâneos. São cursos teóricos e práticos nas áreas de histórias e crítica da arte, fotografia, literatura, artes visuais, entre outras. Ministrados por profissionais renomados, os cursos atendem tanto iniciantes como especialistas.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora