Fale com o produtor

O evento já encerrou...

curso online | criptoarte: a história da arte criptografada, com mariana braoio e convidados

Evento encerrado

curso online | criptoarte: a história da arte criptografada, com mariana braoio e convidados

08 mai - 2023 • 19:30 > 12 jun - 2023 • 21:30

 
Evento Online via Google Meet

Descrição do evento

A criptoarte é uma nova corrente artística que tem afetado as movimentações do segmento da arte digital e suas bifurcações. Este curso busca proporcionar visões diversas (técnicas e práticas) desta nova realidade, que conta com a adesão de artistas, instituições e indústrias cada vez mais significativas e revolucionárias.

As sete aulas propõem uma discussão sobre as complexas terminologias que permeiam o ecossistema da blockchain. O curso também traz convidados excepcionais do mercado de arte e de tecnologia, que ilustrarão aplicações concretas sobre usabilidade e valorização da arte digital. 

Os encontros são destinados a todos que queiram entrar ou que já estão dentro deste interessante fenômeno do presente, que pensam em se tornar artistas de NFTs ou, ainda, profissionais que queiram atuar nas áreas digitais e artísticas.

 

O que você vai aprender:

> História e terminologias da criptoarte

> Como criar, vender e comprar NFTs

> Fundamentos da web3

> Como criar uma galeria no metaverso

> Protagonistas, projetos, plataformas, mercado e colecionismo

> O papel das DAOs

> Blockchain no sistema da arte

 

Datas: 17, 24 de abril, 08, 15, 22, 29 de maio e 05 de junho de 2023

Segundas-feiras

Horário: das 19h30 às 21h30

Duração: 07 encontros

Público: interessados em geral

Investimento: R$ 560,00

 

Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência

Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado

Curso contempla certificado no final

 

Programa do curso

Aula 1 - Desenvolvendo o conhecimento sobre criptoarte

Fortaleça seu aprendizado sobre a historiografia da arte digital e as principais terminologias da web3. Nesta aula, recapitularemos as fases da internet (web1 a web3), o que são NFTs, Tokens e seus tipos, criptoarte, colecionáveis e arte generativa. Também discutiremos mais a fundo o ecossistema da blockchain, desde criptomoedas, wallets, smarts contracts, Defi e Refi à Dapps.

 

Aula 2 - Aprenda na prática e se torne criptoartista

Uma experiência guiada e prática sobre tudo que é necessário para se criar, vender e comprar um NFT. Desde da criação da wallet, escolha da plataforma, compra em uma exchange, até o mint final. Você sairá dessa aula com o seu primeiro NFT.

 

Aula 3 - Blockchain no sistema da arte

Com o convidado Gabriel Aleixo, eleito uma das 10 pessoas mais influentes no mercado brasileiro de criptomoedas e blockchain pelo Crypto Top 50 da Cointelegraph no Brasil

Uma curadoria inspiradora de projetos existentes que fazem uso da blockchain para revolucionar a arte e a vida cotidiana e apresentação de coleções.

 

Sobre o convidado:

Gabriel Aleixo foi pesquisador e coordenador de projetos do ITS nas áreas de blockchain e criptomoedas por 6 anos. Na época, também foi o responsável pelo primeiro curso online aberto sobre bitcoin oferecido em português: BTC em Português.

Foi head of research da venture builder carioca QR Capital. Esteve à frente das áreas de desenvolvimento de negócios e pesquisa da Hathor Network, plataforma blockchain criada por engenheiros brasileiros com foco em escalabilidade, da qual foi cofundador em 2018. Foi eleito uma das 10 pessoas mais influentes no mercado brasileiro de criptomoedas e blockchain pelo Crypto Top 50 da Cointelegraph no Brasil. Atualmente, é head de ecossistema de consultoria e educação da [web/lock].

 

Aula 4 - Como os artistas podem se beneficiar das DAOS?

Com o convidado Renato Shira, cocriador da Finger Prints Dao e colecionador

Uma das principais potências da web3 são as comunidades, fenômeno que permitiu que artistas respaldados nesse senso de união se organizassem em DAOS (Organização Autônoma Descentralizada). Explore as situações vantajosas desse setor ao conhecer o case da Finger Prints DAO, uma comunidade global que atualmente abriga mais de 250 membros, incluindo colecionadores influentes, artistas digitais líderes e as principais empresas de capital de risco.

 

Sobre o convidado:

Formado em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (USP), Renato Shira é cofundador da FingerprintsDAO, uma das maiores e mais respeitadas instituições colecionadoras de arte na web3. Também é colecionador de pfps como Cryptopunks, Bored Apes, Moonbirds e Coolcats. Ele também é idealizador e fundador da BrPunk, a primeira persona digital descentralizada no mundo.

Previamente, Shira fundou a Direct Labs e também foi cofundador da Scup, uma empresa nacional especializada em monitoramento e gestão de mídias sociais. A Scup foi vendida para a multinacional Sprinklr, onde atuou como Diretor Geral até 2018. Renato é especialista no desenvolvimento de produtos da área de tecnologia.

 

Aula 5 - Inteligências artificiais: qual é o papel do artista e qual é o da máquina?

Desde da década de 60, percebemos a aproximação de programadores com artistas de várias áreas em prol da criação de artes generativas. Com o advento das novas tecnologias, essa relação se intensificou. Nesta aula, buscaremos entender quais são os limites impostos pelas máquinas, apresentaremos equipamentos para criar arte generativa e como funciona o sistema de programação.

 

Aula 6 - Exponha sua criptoarte no metaverso

Com a convidada Helena Freitas, desenvolvedora de metaversos

Utilize o NFT que você criou na aula prática para compor a sua galeria no metaverso da plataforma Spatial. Locais virtuais se tornaram uma grande potência para artistas independentes que queiram expor suas obras de forma gratuita e global. Explore diversas plataformas que possibilitam a criação de galerias.

 

Sobre a convidada:

Helena Freitas, graduada pela ESPM, trabalha há 8 anos com Virtual Production, através da sua impressora 3D, do audiovisual e com as maiores agências de comunicação do Brasil. Em 2022, desenvolveu a estratégia e a meta-arquitetura do Metaverso da marca Acuvue, para 3 eventos Institucionais Latam. Desde então, tem o desafio de capacitar e co-criar com pessoas, artistas e marcas, suas próprias galerias no metaverso.

 

Aula 7- Quais são os próximos passos? Debate aberto sobre futurologias.

Com os conhecimentos adquiridos em aula e fora dela, faremos um debate aberto e colaborativo sobre as nossas opiniões e previsões de quais são os caminhos a serem seguidos nos próximos 10 anos, onde iremos chegar e o que estamos fazendo para alcançar o desejado.

 

 

Sobre a professora:

Mariana Braoio é content creator na weblock e foi coordenadora de comunidade de criptoartistas na Tropix, plataforma de arte com NFTs. Curou a exposição “Fome de criar”, com criptoartistas brasileiros, na plataforma Xepa.io. É historiadora da arte pela UFPEL e UNIFESP, com atuação em curadoria e comunicação.

Possui uma vasta pesquisa sobre mulheres artistas com aproximação nas artes digitais e já atuou no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, no Museu da Baronesa, na Japan House e no Itaú Cultural. Idealizadora do quadro “Artistas que você precisa conhecer”. Ministrou o curso “criptoArte, a história da arte criptografada”, no Museu de Arte Moderna de São Paulo.
<!--[if !supportLineBreakNewLine]-->
<!--[endif]-->

Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!

Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto

Dúvidas:

[email protected]

WhatsApp: 11 99774 3987

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

cursos mam

A programação dos cursos do mam tem como objetivo promover o diálogo e a reflexão sobre histórias das artes e temas contemporâneos. São cursos teóricos e práticos nas áreas de histórias e crítica da arte, fotografia, literatura, artes visuais, entre outras. Ministrados por profissionais renomados, os cursos atendem tanto iniciantes como especialistas.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora