Fale com o produtor

O evento já encerrou...

curso online | as fotógrafas japonesas, com Marcelo Greco

Evento encerrado

curso online | as fotógrafas japonesas, com Marcelo Greco

22 mai - 2023 • 20:00 > 06 jun - 2023 • 22:00

 
Evento Online via Google Meet

Descrição do evento

A fotografia japonesa hoje é reconhecida como uma das mais importantes da história, e os movimentos artísticos que surgiram após a Segunda Guerra Mundial são reverenciados no mundo inteiro por terem transformado a maneira como lemos imagens.

Apesar de existirem relatos da atuação de fotógrafas mulheres desde o final do século XIX, é no período do pós-guerra que as fotógrafas japonesas ganham maior repercussão dentro deste gênero. Este curso explica, através da apresentação do trabalho de fotógrafas japonesas e seus livros, como se deu a construção de um espaço de reconhecimento de mulheres autoras e de que forma seus trabalhos refletem questões políticas e sociais de sua época.

Ao longo de seis encontros, serão analisados livros produzidos por fotógrafas como Rinko Kawauchi, Tamiko Nishimura, Miyako Ishiushi, Hiromix, Yurie Nagashima, Miho Kajioka e Hideka Tonomura - artistas que confrontaram os papeis de gênero tradicionais.

 

Datas: de 02 de maio a 06 de junho

Horários: das 20h às 22h

Terças-feiras

Duração: 06 encontros

Público: interessados em geral

Investimento: R$ 480,00

 

Curso online

Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado

Curso contempla certificado no final

 

 

Programa do curso

Aula 1:

Nesta aula, será apresentado um breve relato da história da fotografia no Japão, abordando sua evolução na sociedade.Também será destacado o trabalho da fotógrafa Tokiwa Toyoko.


Aula 2:

A fotógrafa Nishimura Tamiko desempenhou o papel de laboratorista de Daido Moriyama e Takuma Nakahira. Ela segue esteticamente o caminho deles e desenvolve um extenso trabalho pautado no nomadismo.


Aula 3:

A fotógrafa Miyako Ishiuchi é considerada uma das principais fotógrafas japonesas, e seu trabalho representa uma mudança significativa na compreensão do papel das mulheres na fotografia japonesa.


Aula 4:

Será abordado o movimento Girl Photography e as fotógrafas Nagashima Yurie e Hiromix.


Aula 5:

A discípula do controverso fotógrafo Araki, Sakiko Nomura, se destaca na fotografia contemporânea japonesa.


Aula 6:

As fotógrafas Miho Kajioka e Rinko Kawauchi exploram o cotidiano e o ordinário como fontes de criatividade. Ao contrário do movimento Girl Photography, abordam esse espaço de criação de maneira completamente distinta. Ao final, teremos uma discussão geral das dúvidas e apresentações feitas até o momento, com sugestões de referências bibliográficas para pesquisa.


Sobre o professor:

Nascido em 1966, Marcelo Greco trabalha com fotografia desde 1996. Desenvolve projetos nos principais museus do país, como MAM e MASP. Fez diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Faz parte de algumas coleções como da Coleção Joaquim Paiva, Fundação Cultural de Curitiba, Pinacoteca do Estado de SP, etc. Foi curador geral do Festival Paraty em Foco em 2008. Em 2009, criou a Schoeler Editions.

 

Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!

Estudantes, professores e aposentados têm 10% de desconto

Dúvidas:

[email protected]

WhatsApp: 11 99774 3987

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

cursos mam

A programação dos cursos do mam tem como objetivo promover o diálogo e a reflexão sobre histórias das artes e temas contemporâneos. São cursos teóricos e práticos nas áreas de histórias e crítica da arte, fotografia, literatura, artes visuais, entre outras. Ministrados por profissionais renomados, os cursos atendem tanto iniciantes como especialistas.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora